Se especializar em um serviço ou expandir os negócios?

Existe um momento certo para tomar essa decisão; especialistas dão seis dicas para você não perder nem o timing nem seu público.

Passado o estágio inicial das operações de uma empresa – aquele em que produtos e/ou serviços são apresentados e ganham público cativo –, é natural sentir a necessidade de dar um passo adiante. É a hora de se especializar no que faz ou expandir os negócios. Mas como decidir qual caminho seguir?

Andrea Deis, consultora estratégica, tática e operacional de empresas, e Jeferson D’Addario, consultor especialista em planos de continuidade de negócios, dão seis dicas para que você dê seus passos de forma mais segura.

Analise as contas da empresa
Este é um ponto muito decisivo: as finanças têm que estar em dia para que se possa pensar em mexer no modelo de negócios. Jeferson explica que isso ocorre “quando já há um produto ou serviço gerando receita limpa, existe margem de lucro e o fluxo de caixa está saudável”.

Ou seja: com contas no azul e um pouco de dinheiro sobrando é possível dedicar seu tempo a eventuais mudanças no que é oferecido ao público.

Certifique-se de que a empresa já tenha um carro-chefe consolidado
Tão importante quanto as finanças em dia é haver um produto ou serviço que seja a cara do seu negócio, aquele item que faça seu público pensar imediatamente em sua empresa.
“Saiba o que você faz”, aconselha Andrea, que prossegue: “Domine a competência de seu negócio, ganhe seu público e seja reconhecido por ele como muito bom naquilo que oferece, e então pense em se especializar ou em expandir.”

Jeferson também vê o carro-chefe como primordial qualquer que seja a decisão a seguir. “Quem ainda não tem um destaque a oferecer não vai conseguir fazer outros produtos ou serviços acontecerem”, diz.

 

Ouça seus clientes
Seus clientes são a parte mais importante do sucesso de seus negócios, e ouvi-los é importante. Sempre. “O cliente é soberano. O empresário tem que saber ouvi-lo, principalmente quando o que ele entrega são críticas. Dependendo desse feedback, pode-se ajustar algum ponto menor, dar uma roupagem nova e que tenha mais a ver com seu público sem necessariamente mudar um produto”, afirma Jeferson.

O consultor salienta que, embora a presença de “fãs” nas redes sociais e a interação por meio delas sejam indicativos interessantes de como está a receptividade, o mundo real não pode ser deixado de lado: “É preciso manter o marketing real, conhecer o cliente pessoalmente e falar com ele cara a cara.”

Lembre-se: pode ser que muitos fãs de suas páginas em redes sociais não sejam clientes reais, só curtam porque acharam o produto bacana, sem necessariamente consumi-lo. E isso não faz as contas ficarem no azul.

Incremente respeitando seu público cativo
Se, pelo feedback de seus clientes, você percebe que a linha de produtos ou serviços de sua empresa está agradando exatamente como é, o melhor é ampliá-la com a especialização, com a criação de versões diferenciadas dentro do que já existe.

“Quando se opta por uma especialização, ela deve ser com situações que incrementem o negócio, mas sem deixar de atender seu público cativo. Se deixar de oferecer o básico, não conseguirá oferecer o complexo”, alerta Andrea.

Ofereça novidades sem eliminar o que está funcionando
Por outro lado, pode ser que você perceba seu público satisfeito com o que sua empresa fornece, mas já um pouco cansado. O movimento pode estar caindo um pouco e as pessoas, demonstrando interesse por concorrentes que tenham algo a mais. É sua deixa para expandir os negócios e oferecer novidades dentro de sua área de atuação – o que tenderá inclusive a atrair novos clientes.

Mas, novamente: cuidado para não sair demais de seu foco e acabar deixando seus clientes cativos de lado. Andrea reforça: “Não estamos falando de reinventar um negócio aqui, mas de aumentá-lo. O empresário tem que continuar atendendo seu público e um público novo com a mesma excelência e atenção de sempre.”

Se necessário, dê um passo para trás
Mesmo com todas as pistas indicando um caminho e com as dicas dos especialistas, existe o risco de a decisão tomada não se demonstrar tão acertada na prática. E não há problema nenhum nisso.

“Dar um passo para trás pode ser saudável. Como na guerra, às vezes vale perder uma batalha para seguir na luta”, garante Jeferson. “Apostou em um nicho que não deu certo? Admita, deixe-o de lado e volte a orbitar no seu negócio como estava antes. Estude outros caminhos e depois tente diversificar novamente”.

 

Material retirado de PEGN: https://revistapegn.globo.com/Publicidade/Papo-de-Dono/noticia/2018/08/se-especializar-em-um-servico-ou-expandir-os-negocios.html

Não há mais artigos.
Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?
ORÇAMENTO
Obrigado por visitar nosso site! Preencha as informações abaixo e logo entraremos em contato.
Sua solicitação foi enviada com sucesso. Logo entraremos em contato.