Inovação é o caminho

Mais do que manter um negócio é preciso reinventá-lo e fazer as coisas de maneira diferente, a fim de ganhar competitividade.

Na vida pessoal, sair da zona de conforto e fazer uma mesma coisa de maneira diferente nem sempre é fácil. Ou quase nunca. Quando a gente leva essa ideia para o âmbito profissional, porém, inovar torna-se um exercício mais do que necessário, mesmo porque conduz a um maior nível de competitividade. Pesquisa feita pelo Sebrae, em 2013, com mais de 34 mil empreendimentos, mostrou que essas empresas adotaram cerca de 85 mil ações inovadoras ao longo daquele ano. A maior parte delas estava relacionada à criação de produtos, mas foram observadas também outras iniciativas, como a adoção de um novo meio de produção ou oferta de bens ao consumidor.

Mexer nos processos internos, por exemplo, sempre rende bons frutos. Numa das cenas iniciais do filme Fome de Poder, que conta a história do McDonald’s — hoje uma das maiores redes de fast food do mundo —, os donos da então pequena lanchonete americana levam os funcionários para uma quadra de tênis, onde simulam exaustivamente qual seria o melhor desenho para que o hambúrguer saia da cozinha e chegue ao cliente no menor tempo e dentro do melhor padrão de qualidade possível.

Inovação = ideia aplicada
É importante ressaltar que, quando se fala em inovação, não se trata apenas de ter uma ideia nova, e sim de colocá-la em prática, resultando em melhorias para a empresa e o público com o qual se relaciona — o que inclui não só os consumidores como seus colaboradores, fornecedores e até a comunidade em que está inserida. Daí que mesmo a adoção de um novo posicionamento, isto é, a forma como a empresa é percebida pelo mercado, pode render frutos. Não se trata de puro marketing, mas de uma ação baseada em práticas conduzidas pela empresa.

Vamos tomar como exemplo uma pizzaria. Se ela passar a usar lenha produzida a partir de madeira de reflorestamento, tem o direito de divulgar essa iniciativa nos seus canais de comunicação e até mudar sua logomarca ou o slogan. Naturalmente, os clientes perceberão a associação do empreendimento à preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta — temas caros hoje em dia —, tanto quanto notam as ações de um banco nesse sentido, que, não raro, mantém um departamento só para isso e reverbera seus feitos nas mais variadas mídias.

 

Mas, atenção, essas medidas não podem ser, simplesmente, “tiradas da cartola” e apresentadas como se fossem soluções mágicas: é preciso que elas façam parte do sistema de gestão. Nesse sentido, imprimir o cardápio em papel comum, em vez de reciclado, pode pôr fim à estratégia instantaneamente. A imagem pela imagem não se sustenta e pode destruir a marca. Se for investir em um veículo para suas entregas, considere o novo Citroën JUMPY, que tem o motor mais econômico e mais sustentável da categoria.

Por falar em inovação, os engenheiros da Citroën projetaram este novo lançamento para que o empreendedor obtenha os melhores índices de desempenho. Não por acaso, o JUMPY tem Nota A de consumo do Inmetro, fazendo 11,4 km/l na cidade. É o motor a diesel mais  sustentável da categoria. E, ao mesmo tempo, trata-se de um veículo forte e potente. Equipado com Motor 1.6 Diesel BlueHDi de 115 cv e câmbio mecânico de 6 velocidades, este VUL não deixa você na mão. De quebra, o JUMPY trabalha com mínimas emissões de CO².

Olho nas tendências
Muitas vezes, a inovação pode até vir de fora para dentro, como tem acontecido com comerciantes que adotaram um aplicativo que faz as contas das vendas diárias em pequenos restaurantes, poupando um precioso tempo de quem, antes, era obrigado a somar todos os canhotos emitidos pela maquininha, no fim do dia. Basta pagar uma mensalidade de R$ 29,90.

Nesse último caso, a tecnologia foi o meio facilitador da inovação, o que revela uma tendência cada vez mais forte. Basta olhar para o passado recente e notar quanta papelada tem sido substituída por planilhas eletrônicas nas empresas. Mas nem sempre é por aí. Também é possível reduzir custos, evitar desperdícios e, numa palavra, ganhar competitividade usando tão somente a cabeça. Portanto, mantenha-se informado e fique de olho nas tendências.

 

Material retirado do site PEGN: http://revistapegn.globo.com/Publicidade/Novo-Citroen-Jumpy/noticia/2018/01/inovacao-e-o-caminho.html

Não há mais artigos.
Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?
ORÇAMENTO
Obrigado por visitar nosso site! Preencha as informações abaixo e logo entraremos em contato.
Sua solicitação foi enviada com sucesso. Logo entraremos em contato.