6 práticas para o MEI ter sucesso e crescimento

Conheça práticas que ajudam no crescimento e sucesso de MEI. Tudo é inteiramente ligado à sua qualidade de gestão, mesmo você sendo um pequeno empresário.

Segundo os dados divulgados pelo Sebrae, a cada 100 novas empresas abertas, cerca de 25 acabam fechando as portas antes de dois anos de funcionamento. Isso se deve pelo fato de muitos empreendedores não se atentarem à principal regra para se garantir o sucesso de uma empresa: Organizar um estratégico plano de negócios e finanças.

Sem planejamento, decisões precisamente medidas e total controle financeiro da empresa, a gestão empresarial se torna um verdadeiro “tiro no escuro”, dado totalmente ao acaso. O sucesso do MEI, por exemplo, é inteiramente ligado à sua qualidade de gestão, pois, por ser uma empresa bem pequena, qualquer falha no seu gerenciamento pode ser fatal.

Para ajudar você, pequeno empreendedor, a garantir a sobrevivência de sua empresa, elaboramos um post especial com 6 práticas de sucesso e crescimento. Confira!

1. Escolha um regime tributário adequado

Atente-se ao regime tributário que irá escolher para sua empresa. Dependendo do seu faturamento anual, você pode acabar pagando mais impostos sem necessidade e consequentemente desperdiçando recursos de seu negócio.

Super Simples, lucro presumido ou real, seja qual for o regime tributário, é importante que conhecer suas vantagens, desvantagens e principalmente, qual o mais adequado para sua empresa de acordo com o faturamento.

Não se engane: mesmo sendo MEI, você ainda precisa se preocupar em fazer essa escolha! Manter escrituração contábil pode isentá-lo de pagar imposto de renda sobre todo o lucro auferido acima das alíquotas determinadas no lucro presumido (regime tributário característico dos MEIs que não mantém um livro-caixa).

Além do mais, como o MEI pode crescer (esse é, inclusive, o desejo da maioria dos empreendedores individuais), é preciso conhecer bastante a respeito de todas as opções de regime tributário disponíveis.

2. Conheça os seus clientes

Conhecer seu público-alvo é uma das práticas de sucesso mais importantes que um empreendedor deve adotar em seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Mas, quando nos referimos a conhecer seus clientes, não basta ter um conhecimento superficial sobre o público em geral, é necessário ter informações precisas sobreo comportamento do consumidor, como:

  • Seu contexto social
  • Seus hábitos rotineiros
  • Seus hobbies
  • Seus principais problemas (e como sua empresa pode solucioná-los)

Tendo conhecimento profundo sobre o perfil de seu público-alvo, é possível:

  • Personalizar produtos e serviços altamente competitivos
  • Conquistar consumidores fiéis
  • Alcançar o sucesso e crescimento que sua empresa deseja

 

3. Mantenha sua vida financeira organizada

Grande parte dos empreendedores, principalmente os que estão à frente de pequenos negócios, não têm o costume de manter sua vida pessoal financeira organizada e, infelizmente, acabam trazendo esse mau hábito para a vida empresarial. Isso traz problemas futuros, pois uma empresa que não possui organização financeira tende a sofrer prejuízos por não efetuar um controle eficiente de suas despesas.

Hoje em dia, com o advento dos softwares de gestão financeira e empresarial, não há motivo para desorganização. Um sistema de gestão financeira oferece benefícios como:

  • Controle de Estoque
  • Controle de vendas
  • Relatórios e gráficos sobre toda a movimentação financeira
  • Sistema de ponto de venda
  • Emissão de nota fiscal eletrônica etc.

4. Não misture as despesas pessoais com as empresariais

Outro erro muito comumente praticado por empreendedores de pequeno porte é misturar suas despesas pessoais e empresariais, agindo como se a empresa fosse uma espécie de banco com capital ilimitado, da qual se pode retirar qualquer quantia sem nenhuma consequência. Esse hábito causa sérios problemas financeiros para a empresa, pois inviabiliza a possibilidade de se manter um controle financeiro eficiente.

A prática correta é definir um valor fixo mensal para a retirada de seus ganhos no negócio, também conhecido como pró-labore. Todo o restante do lucro deve ser reinvestido na empresa.

5. Precifique seu produto de forma justa e consciente

Quer garantir o sucesso e crescimento de seu negócio? Então saiba precificar seus produtos ou serviços de forma e consciente. Não é incomum vermos empreendedores se queixando de que — apesar de suas empresas venderem bastante — eles não conseguem obter lucro.

Esse problema ocorre, principalmente, por conta de erros de cálculo na hora de definir o preço de seus produtos. Existem técnicas específicas para se definir preços e margem de lucro a partir dos custos operacionais, encargos financeiros e outras despesas.

6. Busque soluções inovadoras para suas tarefas

Se existe uma lição que a atual crise econômica ensinou a todos nós é que sem inovação, qualquer negócio está fadado ao fracasso independente do cenário econômico em que ele esteja.

Inúmeras empresas “tradicionais”, com uma longa trajetória comercial, estão fechando as portas. Certamente você já deve ter se deparado com alguma história semelhante, não é mesmo? Também deve ter percebido que uma grande porcentagem destas empresas tem algo em comum: não se adaptaram ao mercado atual, nem acompanharam a mentalidade do consumidor da era moderna e não tiveram perspectiva de inovação.

 

Material retirado do Blog Sage: https://blog.sage.com.br/6-praticas-para-mei-ter-sucesso-e-crescimento/

 

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