Escritório Compartilhado em Salvador

5 dicas para empreendedores que desejam ter sucesso rápido

O caminho para o êxito profissional passa antes pelo êxito pessoal.

O primeiro semestre de 2018 trouxe um novo recorde para o empreendedorismo no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pela empresa Serasa Experian, que faz análises para decisões de crédito e apoio a negócios, foram registradas mais de um milhão e duzentas mil novas empresas no período entre janeiro e junho de 2018, colocando o empreendedorismo no maior nível dos últimos oito anos.

Ainda de acordo com a Serasa Experian, 82% das novas empresas são representadas por MEIs, os microempreendedores individuais que, em âmbito nacional, superam o marco de sete milhões de empresas. Grande parte desses novos empreendedores acabou optando por abrir o próprio negócio por necessidade, já que a crise da qual o Brasil vem se recuperando deixou mais de 13 milhões de pessoas desempregadas.

Mas o que mantém o ânimo desses empreendedores? Como alcançar o êxito nos negócios, mesmo em períodos de dificuldades? Algumas dicas de especialistas em modelos de negócios e empreendedorismo podem ajudar.
 
  1. Não existe uma fórmula mágica

Apesar de ser sempre possível aprender com os erros e acertos de outros empreendedores que já se empenharam na mesma jornada, cada novo negócio está inserido em um contexto diferente e nem tudo pode funcionar da mesma forma para todos. O empreendedor precisa ter um feeling natural para compreender o seu segmento e a sua atuação no mercado, corroborado por estudos e análises concretas do que pode ou não ser efetivo na realidade do cotidiano.

  1. Planejamento é segurança

Não existe melhor forma de estar pronto para lidar com as dificuldades do que o planejamento. Mesmo antes de abrir o próprio negócio, o empreendedor precisa ter definido com muita clareza quais são as suas metas e quais são os métodos disponíveis que ele pode empregar para alcançar esses objetivos. Com um planejamento consciente, nem mesmo os “imprevistos” podem comprometer a estabilidade de um empreendimento.

 

  1. Rede de relacionamentos

O networking é fundamental para um empreendedor. Ele precisa sempre estar em busca de novos parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes, para manter o dinamismo e a fluidez de seus negócios. Para esse objetivo, os eventos relacionados ao empreendedorismo são uma grande oportunidade que não pode ser desperdiçada.

“Em palestras e treinamentos voltados para o empreendedorismo, todos os participantes estão com olhos e ouvidos atentos às possibilidades ao seu redor. Estar nesses eventos é uma ferramenta incrível de networking, troca de contatos e futuras negociações”, explica Edmar Junior, CEO do Events Promoter (www.eventspromoter.com.br), site que reúne as principais atividades para quem busca edificação pessoal e profissional.

  1. Pé no chão

O sucesso não pode subir à cabeça, assim como um fracasso não pode determinar a desistência. Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil, mas quem escolheu estar nesse caminho precisa desenvolver inteligência emocional para lidar tanto com as vitórias como com as derrotas. Manter o pé no chão, nesse caso, significa ter plena consciência da realidade em tudo o que diz respeito ao empreendimento. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar onde estavam as falhas quando algo der errado e quais foram as decisões certas para poder replicá-las no futuro.

  1. Sensibilidade às tendências e à necessidade de crescimento

O empreendedor precisa estar em constante atualização. Um modelo de negócios que hoje funciona muito bem pode se tornar um fracasso em menos de seis meses se não houver um aprendizado relacionado a ele.

Quando um empreendedor alcança o sucesso e a estabilidade, precisa ainda estar atento às possibilidades de crescimento, lembrando sempre que nenhuma grande estrutura permanece de pé se não estiver firmada sobre um alicerce sólido e sustentável.

 

Material retirado do site Terra: https://www.terra.com.br/noticias/dino/5-dicas-para-empreendedores-que-desejam-ter-sucesso-rapido,80bbae02f274cae7e67ac41f6b986fd95kzf0b91.html

ORÇAMENTO
Obrigado por visitar nosso site! Preencha as informações abaixo e logo entraremos em contato.
Sua solicitação foi enviada com sucesso. Logo entraremos em contato.